domingo, 15 de novembro de 2009

OS DOIS CACHORROS





OS DOIS CACHORROS


OFERECIMENTO
A todos que conseguem enxergar e extrair de pequenas experiências, grandes verdades e lições.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus pela sua Graça e Sabedoria, pela oportunidade de poder comunicar e alcançar os corações através desse livreto. Agradeço a minha amada esposa Léa Melo e aos meus filhos Amanda (8), Davi (4) e Levi (2), pela alegria, apoio e incentivo e amor dispensados a mim. Aos meus amados pais, Inaldo e Elisabete Melo, pela educação e instrução nos caminhos do Senhor, a todos os irmãos, parentes e amigos que com carinho acreditam e oram pela minha vida e o meu ministério. Deus os abençoem ricamente. Amém!

OS DOIS CACHORROS

Certa vez ouvi uma história que dizia:

Um fazendeiro tinha dois cachorros, um preto e o outro branco, e todo final de semana esse fazendeiro colocava seus cachorros para brigar, era uma atração para os piões da região que vinham fazer suas apostas e trazer lucros para aquele fazendeiro.

O curioso era que o fazendeiro sabia exatamente qual dos dois cachorros venceria a briga. Quando ele dizia que o preto iria ganhar, o preto ganhava, na semana seguinte quando ele falava que o branco seria o vencedor daquele duelo, o branco vencia.

Um de seus amigos ficou muito curioso em descobrir qual era o segredo de o fazendeiro saber qual dos dois cachorros venceria a briga, e assim passou a importunar o amigo até que conseguiu descobrir o seu segredo.

O fazendeiro então contou ao seu amigo, o seu segredo:

- Quando eu quero que o cachorro preto ganhe a luta, dou a ele um tratamento VIP, coloco-o dentro de casa e dou a ele ração, leite e carne durante toda a semana, enquanto o outro passa a semana inteira preso no quintal sem alimento algum, e vice-versa.

Então quando coloco os dois para brigar, sei exatamente qual será o resultado final, ou seja, vence quem está mais bem alimentado.

A vida cristã dentre outras coisas é uma luta constante, uma batalha diária entre a carne e o espírito, entre o que é certo e o que é errado, entre a luz e as trevas. A Bíblia relata no livro de Gálatas 5.17 que “...a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si...”.

Essa luta implacável é travada dentro do próprio ser humano.

Moral da história, quem vai vencer essa luta interna e invisível, porém, real e inadiável, entre a nossa carne e o nosso espírito? Quem estiver mais bem alimentado.

DIFERENÇAS ENTRE A CARNE E ESPÍRITO
A carne perece,
O espírito permanece.
A carne é franca,
O espírito está pronto.
A carne é natural,
O espírito é sobrenatural.
A carne nos liga ao mundo,
O espírito nos liga a Deus.
A carne é material,
O espírito é imaterial.
A carne se opõe ao espírito,
O espírito se opõe a carne.
A carne é mortal,
O espírito é imortal.
A carne inclina-se para morte,
O espírito inclina-se para vida.
A carne volta ao pó,
O espírito volta a Deus.
A carne faz o que agrada o pecado.
O espírito faz o que agrada a Deus. (Romanos 7:13-25).

Quem você está alimentando mais?

Sua carne ou o seu espírito?

Talvez você possa estar se perguntando:
O que alimenta minha carne?
Ou, como posso alimentá-la?

A Bíblia diz: “...as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro... que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus”. (Gálatas 5.19-21).

O pecado alimenta a carne e “o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor”. “A inclinação da carne é para a morte, mas a inclinação do espírito é para vida e paz”. (Romanos 8.6,7).

Quando você alimenta sua carne, você enfraquece seu espírito, essa atitude abre uma porta por onde o diabo entra, toma conta e tira proveito da situação.

A atitude correta a ser tomada encontra-se na epístola aos Gálatas 5.24,25, onde diz: que, devemos crucificar a nossa carne com suas paixões e seus desejos e em contra partida devemos viver e andar guiados pelo Espírito.
O que fazer então para alimentar o meu espírito?
Como posso alimentar o meu espírito?

“O fruto do espírito é amor, gozo, paz, alegria, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei”. (Gálatas 5.22,23).
Procure alimentar-se espiritualmente, como? Crie bons hábitos espirituais que vão mudar a sua vida. “O hábito é mais forte que o desejo”. (Mike Murdorck).

Veja alguns hábitos que você poderá praticar que irá alimentar o seu espírito:

1- Busque a presença de Deus diariamente, não estabeleça alvos muito grandes, comece de cinco a quinze minutos de oração, e lembre-se de que a presença de Deus deve ser prioridade em sua vida e é o 1º lugar onde suas forças são restauradas e renovadas em todas as áreas de sua vida. Estabeleça um lugar para esse encontro diário com Deus.
2- Leia a Bíblia, a Palavra de Deus, se você não sabe por onde começar quero te dar um conselho que minha mãe sempre me dizia: - Leia um capítulo do livro de Provérbio por dia. Dia um, leia o capítulo um; dia dois, leia o capítulo dois; e assim sucessivamente, fazendo assim você terá lido todo o livro de provérbios em 30 dias. Todo o mês você o lerá.
3- Louve a Deus. O ser humano foi criado para o louvor e a glória de Deus, quando você tiver estabelecido um local e um tempo para estar na presença do Senhor, tire um momento para estar louvando-O com hinos de adoração que enalteçam e engrandeçam o seu nome e a sua pessoa.
4- Faça uma uma lista do que você pretende fazer no dia. Liste as tarefas que você pretende realizar durante o seu dia, estabeleça tempo para essas tarefas, e crie um plano simplificado e fácil de ser executado. Se você conseguir organizar um dia de 24 horas você conseguirá organizar toda sua vida.
5- Frequente à igreja, constantemente. pois é lá que alimentamos parte de nossa vida espiritual. Veja o que diz esse e-mail que recebi semana passada:

POR QUE IR À IGREJA?
Um frequentador de Igreja escreveu para o editor de um jornal e reclamou que não faz sentido ir à Igreja todos os domingos." Eu tenho ido à Igreja por 30 anos", ele escreveu, "e durante este tempo eu ouvi uns 3.000 sermões." "Mas por minha vida, eu não consigo lembrar nenhum sequer deles... Assim, eu penso que estou perdendo meu tempo e os Padres e Pastores estão desperdiçando o tempo deles pregando sermões!" Esta carta iniciou uma grande controvérsia na coluna "Cartas ao Editor", para prazer do Editor Chefe do jornal. Isto foi por semanas, recebendo e publicando cartas sobre o assunto, até que alguém escreveu este argumento: "Eu estou casado já há 30 anos. Durante este tempo minha esposa deve ter cozinhado umas 32.000 refeições. Mas, por minha vida, eu não consigo me lembrar do cardápio de nenhuma destas 32.000 refeições. Mas de uma coisa eu sei . Todas elas me nutriram e me deram a força que eu precisava para fazer o meu trabalho. Se minha esposa não tivesse me dado estas refeições, eu estaria hoje fisicamente morto. Da mesma maneira, se eu não tivesse ido à Igreja para alimentar minha fome espiritual, eu estaria hoje morto espiritualmente." “A Fé vê o invisível, crê no incrível, e obtém o impossível” “Graças a Deus por nossa nutrição física e espiritual!”

CONCLUSÃO

Essa guerra é diária, precisamos fazer com que o nosso espírito vença essa batalha constantemente, “o seu futuro depende de suas decisões”, então decida hoje mesmo alimentar o seu espírito, aprenda a dizer não aos apelos da carne. Siga as recomendações do Apóstolo Paulo aos Gálatas, “os que são de Cristo crucificam a carne... se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito”. (Gálatas 5.24,25). “Algo que você está fazendo todos os dias está criando um milagre ou uma tragédia no teu futuro”. (Mike Murdock) Espero que você a partir de hoje tome uma atitude de um verdadeiro vencedor. “As instruções que você segue determina o futuro que você cria”. (Mike Mrdock), siga as instruções da Palavra de Deus, e ou seu futuro vai mudar pra melhor com certeza, alimente-se espiritualmente e em Cristo Jesus serás mais que um vencedor. Remova de sua vida os obstáculos carnais que impedem o seu crescimento espiritual, saiba que: “a pedra é um obstáculo no caminho do fraco, mas um degrau de subida no caminho do forte”. (Thomas Carlyle).

Deus abençoe sua vida ricamente em Cristo Jesus. Amém!

Pr. Guto Melo

2 comentários:

  1. Graça e paz pr. Goto.
    Parabens pelo seu blog.
    Temas bem edificantes
    sei que muita gente estará sendo edificadas, com os seus escritos.
    Graça e paz.
    Pr. Eliazi Arcanjo Nascimento.

    ResponderExcluir
  2. Graça e paz
    Parabens por esse blog.
    Pr. Eliazi Arcanjo Nascimento.

    ResponderExcluir